Neste post vou explicar para vocês de uma forma clara e objetiva o que é e como fazer o cronograma capilar.

Eu amo cabelos longos , porém sempre tive dificuldade de manter meu cabelo forte e saudável, meu cabelo nunca teve um bom crescimento e isso me deixava super triste pois nunca cheguei no comprimento que sempre desejei, depois que conheci o CRONOGRAMA CAPILAR ou PROJETO RAPUNZEL como muitas dizem, eu adquiri muita informação e acabei percebendo que estava cuidando do meu cabelo de uma forma totalmente errada, e por isso nunca consegui chegar no meu tão sonhado resultado, mas agora as coisas mudaram, iniciei meu cronograma capilar em setembro de 2015 e hoje meu cabelo é outro

Que sirva de inspiração



O que é cronograma capilar ? 
O cronograma capilar é uma sequência de cuidados com os fios, foi criada com o objetivo de repor os nutrientes perdidos naturalmente no dia a dia, o cronograma se divide em 3 etapas: Hidratação, Nutrição/Umectação e Reconstrução.



Cronograma Capilar Oficial 


No inicio é indicado que siga o cronograma oficial ( esse acima ↑), mas depois de um tempo você pode montar um cronograma de sua preferência, com os procedimentos que mais gosta.
Você terá que lavar o cabelo 3x na semana (segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado, você decide)

O cronograma é indicado para todos os tipos de cabelo, se o seu cabelo está poroso, ressecado, sem brilho, danificado por conta de alisamentos, descolorações ou qualquer tratamento químico você irá conseguir recuperá-lo muito antes do que imagina, mas para isso é necessário que tenha foco e paciência, ter um cabelo lindo e saudável não acontece de um dia para o outro, são os cuidados diários que trazem um resultado satisfatório a longo prazo.

As 3 etapas do cronograma.

Hidratação: a hidratação vai repor a água dos fios deixando-o mais sedoso e macio, ideal para cabelos sem brilho e ressecado.
Use produtos que tenham pantenol, aloe e vera (babosa), vitaminas, a base de frutas, silicones, glicerina ou açucares

Nutrição/Umectação: a nutrição/umectação vai devolver os lipídios, ou seja a oleosidade natural dos fios, ideal para cabelos com frizz, desalinhados e sem balanço.
Use produtos que tenham manteigas ( karité, abacate, cacau, ), tutano e óleos vegetais.

Reconstrução: a reconstrução irá repor as proteínas dos fios, ideal para cabelos poroso, ralo, quebradiço e elástico.
Use produtos que tenham queratina, proteína, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína e proteína hidrolisada.


Não é necessário comprar um monte de produtos para iniciar o cronograma, o que você precisa ter é uma mascara de hidratação, uma de nutrição ou óleo vegetal e uma mascara de reconstrução e só, não precisa fazer um estoque de produtos.

Como arranjar tempo para fazer o cronograma?

Hoje em dia, ninguém tem tempo de sobra, todo mundo tem vários compromissos e isso acaba dificultando para que você se dedique ao cronograma capilar, porém as empresas de cosméticos estão pensando cada vez mais nos clientes, estão se adequando com a rotina corrida da maioria e acabaram criando as ampolas milagrosas de 3 minutos, atualmente várias marcas disponibilizam esses produtos, entre elas estão  Dove, Pantene, Bio Extratus . . . essas ampolas fazem um verdadeiro milagre no cabelo, pois são máscaras super concentradas, que já vem na medida certa para uma aplicação e que em apenas 3 minutinhos você hidrata/nutri/reconstrói seu cabelo, é ou não é uma maravilha ?

E você ? tá esperando o que para  iniciar o seu cronograma capilar ? Corre que vale muito a pena.

Se você tem dificuldades de organizar o seu cronograma capilar,  → clique aqui  ← pois nesse post explico uma forma bem simples de organizar todo o seu cronograma no celular.


12 Comentários

  1. oie, adorei o post, estva até precisando de um cronograma! hahhaa
    aliás, segui seu blog porque vi seu post no blogueiras ever, aqui o meu.
    http://hi-mi-tsuu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Rayane, fico feliz. Seu blog é lindo , estou seguindo também, beijos ♥

      Excluir
  2. adorei de verdade acho que ja vou fazer um jaja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim Samantha Dafiny, garanto que não irá se arrepender, depois me conta como foi ♥ Beijo.

      Excluir
  3. bom, eu adorei o post, mais esta faltando um passo a passo, indicacoes de produtos que vc usa, pra facilitar nossas vidas hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilo que bom que gostou, sua sugestão é ótima, colocarei em prática nos próximos posts para ajudar vocês :)

      Excluir
  4. Nossa vou salvar esse conograma, super...

    ResponderExcluir
  5. Lavando em dias alternados não perco a último procedimento? Tenho que ficar dois dias sem lavar após terminar uma semana?

    ResponderExcluir
  6. Lavando em dias alternados não perco a último procedimento? Tenho que ficar dois dias sem lavar após terminar uma semana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para pessoas que lavam os cabelos todos os dias, ou um dia sim e outro não, você irá seguir a tabelinha do cronograma da mesma forma porém nos dias que não estiverem na tabela, você irá lavar o cabelo só com shampoo e condicionador, não fará nenhuma etapa.
      Por exemplo: seu cronograma está segunda, quarta e sexta, caso você queira lavar o seu cabelo nos demais dias (terça, quinta, sábado e domingo) , não tem problema nenhum, você pode lavar normalmente o cabelo com shampoo e condicionador.

      Excluir
  7. Oi, meu cabelo é crespo eu fazia relaxamento mas optei tem mais ou menos 6 meses por alisar e fiz progressiva, porém meu cabelo está muito danificado. Está caindo muito, ressecado e sem vida. Queria uma ajuda sua sobre o que fazer logo de inicio para melhorar a situação do meu amado cabelinho <3. Sem mais, obrigada!

    ResponderExcluir